Capítulo 2 Amplificadores Simples
Nesse capítulo discutiremos os amplificadores simples: aqueles que utilizarão apenas um único transistor para amplificar sinal. Os transistores possuem três terminais ativos para conexão ao circuito o que possibilita três opções de amplificadores. Ressalta-se que os dispositivos CMOS dos quais trataremos possuem quatro terminais, porém apenas três são utilizados para amplificação de sinal de forma efetiva. Ressalta-se também que no processo de fabricação de transistores bipolares há também o terminal de substrato, contudo esse terminal não está acessível em todos os tipos de encapsulamento e, da mesma forma que para os dispositivos CMOS o substrato não é utilizado de forma prática nos transistores bipolares.
Cada um dos três terminais fornece formas diferentes de acoplamento ao circuito possibilitando que os três tipos de amplificadores tenham características únicas. Nesse capítulo tentaremos entender que características são essas e como elas podem ser controladas através da devida polarização dos amplificadores. São essas formas diferentes de acoplamento e características únicas de amplificação que nos permitirão combinar amplificadores e ou transistores para chegarmos a amplificadores com características melhoradas tais como os amplificadores operacionais. Esses, por sua vez, podem ser feitos a partir da utilização de 10 a 20 transistores com 3 a 5 desses atuando como amplificadores.
Primeiro veremos a grande motivação para revermos os amplificadores simples: agora eles não mais utilizarão cargas resistivas, mas sim terão transistores como carga. Na sequência entenderemos como transistores podem funcionar como carga. E, por fim, entraremos na discussão de cada um dos tipos de amplificadores simples.