3.4 Cargas Atvias Separadas

O amplificador diferencial apresentado na seção anterior pode ser remodelado com a substituição da carga passiva pela carga ativa. Essa nova topologia pode ser acompanhada na Figura ??.

Amplificador diferencial com carga ativa - Polarização separada.

Figura 3.3: Amplificador diferencial com carga ativa - Polarização separada.

Nessa solução pode-se conseguir uma melhora nos erros dimensionais entre os dispositivos: conseguir dois transistores idênticos é mais factível que dois resistores idênticos. Além disso, um ganho de área também é um fator importante: um transistor, ainda que de grandes proporções, ocupa menos área de chip. Contudo, o principal problema da topologia passiva continua presente: o ganho para entradas diferenciais continua igual ao ganho para entradas em modo comum. Vale enfatizar que o ganho com a carga ativa será maior que com carga passiva, como já exploramos na Seção 2.1.

Logo, apesar de introduzir algumas melhorias, essa topologia ainda não é a mais adequada para ser usada como um bom amplificador diferencial. A questão está em se conseguir ganhos diferentes para entradas diferentes utilizando-se apenas um circuito. E esse é o problema abordado na próxima seção.