Capítulo 5 Amplificadores Realimentados
Em 1921, o Engenheiro Eletricista Harold Stephen Black iniciou seus estudos para conceber um amplificador com baixa distorção harmônica, que permitisse a transmissão de sinais a distâncias maiores e com melhor qualidade que os disponíveis à época. Após anos sem sucesso, em 6 de Agosto de 1927 ele concebeu a tão conhecida teoria da realimentação negativa. Ele publicou um artigo, “Stabilized Feed-Back Amplifires” com a formalização do estudo em 4 de Dezembro de 1933, embora sua invenção já estivesse sendo usada desde a sua concepção em 1927 (Black 1934).
O conceito da realimentação, não só a negativa, já é algo rotineiro e costumeiro para todos que estudaram a tão conhecida Teoria Moderna de Controle. O que muito poucos sabem é que a tão famosa teoria nasceu com e por causa da Eletrônica. O objetivo de Harold S. Black era tão somente poder aumentar a faixa de passagem dos amplificadores, melhorando a relação sinal-ruído dos amplificadores usados nos sistemas de comunicação da época. Todos valvulados.
Como ele mesmo admite numa das suas últimas entrevistas antes de morrer, ele não fazia ideia do que o levou a essa concepção e nem que ela poderia ser aplicada a outras áreas (AT&T 2012). Seja como for, a contribuição de Black permitiu todo uma evolução da Eletrônica, num primeiro momento e da Engenharia como um todo. Certamente um dos marcos da história da Engenharia Elétrica e da Engenharia como um todo.
Nesse capítulo, estudaremos uma abordagem da realimentação de amplificadores e como ela foi peça central para o surgimento dos amplificadores operacionais.
References
AT&T. 2012. “Harold Black and the Invention of the Negative Feedback Amplifier.” Vídeo (Youtube). https://www.youtube.com/watch?v=iFrxyJAtJ7U.
Black, H. S. 1934. “Stabilized Feedback Amplifiers.” The Bell System Technical Journal 13 (1): 1–18. https://doi.org/10.1002/j.1538-7305.1934.tb00652.x.