0.1 Organização do Conteúdo
O livro contém 7 capítulos ao todo:
Aspectos gerais sobre a eletrônica que é abordada no livro, como esses aspectos se encaixam com conteúdos prévios e com o que será desenvolvido ao longo do livro.
Reapresentação de conceitos ligados aos transistores de efeito de campo (MOSFET). Porém, de forma mais rápida1 e com detalhes que interessam mais diretamente ao que será desenvolvido ao longo de todo o material.
Os transistores são apresentados como elementos de amplificação e também para substituição de resistores nos amplificadores clássicos. Um novo conceito de polarização é apresentado através dos espelhos de corrente. As vantagens e desvantagens dos amplificadores simples serão discutidas, bem como as vantagens da utilização das cargas ativas.
O estágio de entrada de todos os amplificadores operacionais é passado desde concepções básicas até a versão final que esse curso detalha que é a com carga ativa. O conceito de Rejeição ao Modo Comum é apresentado e devidamente correlacionado às propriedades dos transistores, os parâmetros de pequenos sinais e também à topologia de circuito utilizada.
O projeto básico de um amplificador operacional é apresentado e um diagrama interno de blocos é detalhado. As questões de acomplamento entre os estágios, influência e estratégias de polarização, além da apresentação dos amplificadores de potência são os tópicos mais importantes desse capítulo. A estabilidade e a compensação (de polos e zeros) em frequência fecham o capítulo e também a análise completa de amplificadores multiestágio.
Os amplicadores são reapresentados agora com a opção da utilização da realimentação negativa como uma técnica fundamental para a sua completa utilização. A influência da realimentação nos parâmetros macro de circuito dos amplificadores é apresentada, bem como na sua estabilidade, faixa de pasagem e demais figuras de mérito.
Continuando a análise de amplificadores realimentados, os osciladoes (geradores de ondas senoidais) são apresentados. Critério de oscilação de Barkhausen. Osciladores clássicos. Comparadores simples e com histerese (multivibradores biestáveis). Geradores de forma de onda baseados em multivibradores. Retificadores de precisão. Circuitos limitadores.
O conceito de filtros é reapresentado e as principais figuras de mérito ligadas a eles. Os tipos de corte e as figuras de mérito são devidamente relacionados aos polos e zeros do filtro. O conceito de projeto de filtro é apresentado, bem como premissas importantes para sua realização. Detalhamento dos projetos de Butterworth e Chebyshev (Tipo I). Os dois tipos principais de realização de projetos de filtros ativos são apresentados: Sallen-Key e Realimentação Múltipla.
Já que esse conteúdo é pré-requisito para o conteúdo que será trabalhado aqui.↩︎