2.3 Tipos de objetos no R
Objetos são as entidades que armazenam dados, resultados de funções, modelos estatísticos, e qualquer outra informação que você precise durante sua sessão de R.
Criar objetos permite que você organize e armazene dados de forma estruturada, facilitando a manipulação e análise subsequente.Uma vez que um objeto é criado, ele pode ser reutilizado várias vezes em diferentes partes do seu script ou análise, evitando a necessidade de repetir cálculos ou processos.
2.3.1 Criando um objeto
Para criar um novo objeto, utilizamos o operador <- ou o operador =
O atalho ALT- cria no script um sinal de atribuição (<-).
No Mac: option-
Do lado esquerdo do operador <- digitamos o nome que queremos para nosso objeto e do lado direito digitamos a função que queremos executar. Veja exemplo abaixo:
Nomes de objetos claros e descritivos tornam o código mais fácil de ler e entender, tanto para você quanto para outras pessoas que possam trabalhar no mesmo projeto.
2.3.2 Vetores (Vectors)
Vetores no R são estruturas de dados unidimensionais que armazenam elementos do mesmo tipo, como números, caracteres ou valores lógicos. Eles são a base para outras estruturas de dados mais complexas em R.
Cada elemento de um vetor pode ser acessado por seu índice, e operações podem ser aplicadas a todos os elementos de um vetor de forma eficiente. Vetores são criados utilizando a função c(), que concatena os elementos especificados, e podem ser manipulados e analisados usando diversas funções e operadores disponíveis na linguagem R.
Vamos criar um vetor numérico, por exemplo.
## [1] 1 2 3 4 5
Vetores de caracteres
## [1] "banana" "maça" "laranja" "uva" "morango"
Vetores lógicos
## [1] TRUE FALSE TRUE FALSE
2.3.3 Fatores (Factors)
Os fatores são usados para representar dados categóricos e podem ser ordenados ou não ordenados. Eles são úteis para análise estatística quando as variáveis representam categorias distintas.
## [1] masculino feminino feminino masculino
## Levels: feminino masculino
2.3.4 Dataframe
DataFrame é uma estrutura de dados que organiza os dados em uma tabela bidimensional de linhas e colunas, como uma planilha. São equivalentes a uma tabela do SQL ou uma planilha do Excel.
Os DataFrames são uma das estruturas de dados mais comuns na análise de dados moderna, pois são uma maneira flexível e intuitiva de armazenar e trabalhar com dados.
Uma vez o arquivo carregado, ele deve aparecer no painel “Environment”, no canto superior direito. O ícone de tabela no canto direito indica que se trata de um dataframe.
Para visualizá-lo, basta clicar no ícone de tabela. O dataframe indica as variáveis, o número de de linhas e colunas.
Transformar objetos em dataframe
Podemos, também, transformar objetos já carregados no R em dataframes, utilizando a função as.data.frame()
Por exemplo, vamos transformar o vetor que criamos anteriormente em dataframe:
Ao abrirmos o novo dataframe criado, encontramos os valores do vetor em uma coluna.
Podemos também criar um dataframe juntando dois vetores. Vamos juntar o vetor numérico que criamos, com o vetor de categorias (nome de frutas).
Atenção: os vetores devem ter o mesmo número de elementos para serem corretamente unidos em um mesmo dataframe.
O dataframe resultante terá uma coluna para o vetor1 e uma coluna para o vetor2.
Data
Esses tipos são usados para representar datas e horários.