3.1 Tidyverse: manipulação de dados
O tidyverse é uma coleção de pacotes do R projetados para ciência de dados. Esses pacotes compartilham uma filosofia de design comum e são voltados para a manipulação, exploração e visualização de dados. Criado por Hadley Wickham e outros colaboradores do RStudio, o tidyverse inclui pacotes que seguem princípios de programação funcional e promovem a criação de códigos claros e legíveis.
Os pacotes do tidyverse são desenvolvidos para serem compatíveis entre si, proporcionando uma experiência de programação mais coesa e eficiente. Eles seguem uma filosofia baseada em:
• Consistência: Funções com nomes intuitivos e padrões de uso semelhantes.
• Legibilidade: Código que é fácil de ler e entender.
• Composição: Funções que podem ser combinadas de maneiras poderosas.
É comum que os nomes de funções dos pacotes do tidyverse sejam simples e diretos como, por exemplo: filter, select e arrange.
Operador pipe
O pipe %>% é um operador implementado no pacote magrittr que busca melhorar a legibilidade e o tempo de implementação dos códigos. Ele é uma estrutura fundamental dentro do tidyverse para inteligar as demais funções dos pacotes.
O operador %>% (pipe) é bem simples: usar o valor resultante da expressão do lado esquerdo como primeiro argumento da função do lado direito.