14.4 Exercícios Aula 4
Acessar: https://opendatasus.saude.gov.br e procurar a palavra chave Leitos. Acessar o conjunto de dados “Hospitais e Leitos”. Baixar o arquivo Leitos 2024.csv.
Acessar: https://opendatasus.saude.gov.br novamente e procurar a palavra chave SRAG. Acessar o banco “SRAG 2021 a 2024 - Banco de Dados de Síndrome Respiratória Aguda Grave”. Baixar o banco SRAG 2024 - 07/10.
1-Carregar os dados leitos_2024.csv e SRAG 2024
2-Utilizando o arquivo leitos_2024.csv, criar um novo dataframe chamando leitosMG, a partir da filtragem dos dados de leitos apenas para MG (variável UF)
3-Os dados da base de leitos notificam o número de leitos para cada mês. No entanto, queremos analisar apenas o mês de janeiro. Filtrar o mês 202401.
4-A partir da base de dados SRAG, criar um novo dataframe chamado SRAGMG. Filtrar apenas os casos de MG (variável SG_UF_NOT) e as internações (variável HOSPITAL). Verificar dicionário de dados para conferir os valores da variável hospital.
5-A partir da base de dados SRAGMG, criar um novo dataframe chamado SRAGMGJAN, filtrando apenas os casos de janeiro através da variável DT_NOTIFIC. Dica: utilizar a função str_detect() para ajudar na filtragem.
6-Verificar se a operação acima foi bem sucedida, usando a função unique
7-A partir do dataframe SRAGMGJAN, criar um novo dataframe chamado count. O dataframe deverá ser uma tabela, seguindo os seguintes comandos: 1-agrupar pela coluna com o número do CNES (variável CO_UNI_NOT) e 2-adicionar uma coluna chamada “Internações”, contando o número de internações SRAG. Dica: usar a função summarize do dplyr
8-Juntar a base de dados leitosMG e a base count. Chamar o novo dataframe de joined. Utilizar o número do CNES para juntar as duas bases.
9-A partir do dataframe joined, criar um novo dataframe chamado tabela utilizando o dplyr. Respeitar as seguintes condições: 1-Agrupar as variáveis MUNICIPIO, LEITOS_EXISTENTES e UTI_TOTAL_EXIST. 2- Utilizar o comando drop_na() para remover os NA da variável Internações. 3- Utilizar o summarize para calcular a soma de Internações por município.
10-No dataframe tabela, criar uma nova variável chamada Taxa, que represente a relação entre o número de internações SRAG e de leitos disponíveis em cada hospital. Dica (para calcular o total de leitos somar LEITOS_EXISTENTES e UTI_TOTAL_EXIST).
11-Visualizar o dataframe tabela através do dplyr, ordenando pelos municípios com maior taxa.