Capítulo 3 Treino e Objetivo

3.1 É possivel ganhar massas muscular com calistenia?

É senso comum que para obter ganho de massa muscular é necessário que levantar pesos (em uma academia de musculação para ser mais específico). Porém ganho de força se dá principalmente por aumento do volume muscular (existem outros fatores, como o recrutamento e coordenação da contração de fibras musculares). Entretanto, um dos requisitos principais para que haja hipertrofia (aumento de massa muscular) é o Progressive Overload (ou sobrecarga progressiva). Mas o que esse termo significa? É simples. Para que determinado músculo aumente de tamanho é necessário que haja um estímulo que justifique essa adaptação. Ou seja, sua musculatura NUNCA vai se desenvolver se você continuar fazendo o que for confortável para ela. Você precisa submeter sua musculatura a uma sobrecarga progressiva, o que significa que sempre deverá existir progresso, uma vez que sua musculatura se adapte ao novo estímulo. Caso contrário sua musculatura irá experienciar acomodação, ou platô (um teto, onde sua musculatura vai permanecer até que um estímulo superior seja dado por determinado período de tempo).

Essa sobrecarga não acontece unicamente pelo aumento de peso, como geralmente é proposto na prática da musculação, olimpic lifting, e outras atividades em que se manipula carga. Sua musculatura não distingue de onde vem o estímulo gerado para que haja hipertrofia. O estímulo necessário para que isso aconteça pode vir através da prática de musculação, de nova atividade laboral (como na construção civil) ou da ação da gravidade sobre o peso corporal (como no caso da ginástica). A musculatura contrai e expande para que haja movimento. Isso vale para qualquer movimento: andar, correr, nadar, pegar uma xicara de café na prateleira de cima, levantar peso, subir em uma árvore, etc. O nível de dificuldade deste movimento vai ser ditado pela resistência sobre a ação do musculo que contrai contra a força exercida pela gravidade. Sua musculatura não reconhece de onde vem essa resistência. Ela só recebe o estímulo, e quando isso acontece por repetidas vezes, cria-se um “caminho” na unidade motora (fibras musculares e nervos que as estimula) que vai se fortalecendo com o passar do tempo. O que faz com que o que antes era difícil se torne fácil conforme se executa o movimento. Exatamente como quando você dirige pela primeira vez para seu novo trabalho, percorrendo um caminho nunca trilhado antes, necessita-se maior atenção, você não se sente tão confiante em percorrer tal caminho, ou facilmente se distrai e até se perde, mas com o passar do tempo, você dirige quase que no piloto automático e chega ao endereço sem muito esforço. Da mesma maneira a musculatura se adapta ao estímulo que outrora parecia impossível.

Porém, o ganho de massa muscular vai depender de diversos fatores como: genética, alimentação, idade, histórico de lesões, experiências anteriores da pessoa com atividade física, mas principalmente da estrutura de treino (volume, variedade e intensidade), e consistência. Alguns destes fatores não podem ser controlados (como genética e idade), no entanto outros dependem diretamente da vontade do indivíduo, como alimentação, descanso e estrutura de treino.