Capítulo 2 O que é Calistenia?

2.1 Origem - Antiguidade

O termo Calistenia vem do grego kalos () que significa “Beleza” (enfatizando o prazer estético causado pela perfeição do corpo humano) esthenos () que significa “Força” (força física e mental, coragem e determinação). O pensador grego Sócrates há mais de 2400 anos atrás já enfatizava a importância do cuidado com o corpo em seu discurso. A estética corporal desempenhava um papel importante na sociedade grega antiga. A busca por um corpo forte e belo inspirou a criação dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Além de inspirar fortemente a arte da época.

A antiguidade foi marcada por um estado constante de guerra, causado principalmente por invasões de tribos, clãs, reinos, etc.; a diferentes territórios já habitados, em busca de expansão dos limites de seus territórios. A vitória nas batalhas dependia do número de guerreiros, armamento, estratégia e, principalmente, da preparação física dos guerreiros. Quando mais bem preparado os guerreiros, maiores as chances de vencer a batalha.

Os filmes e séries de TV sobre as guerras que aconteceram na antiguidade enfatizam o treinamento com espada e escudo, mas não explicam como os guerreiros tinham um porte físico tão harmônico esteticamente: perfeita proporção de massa muscular e definição (baixo percentual de gordura subcutânea).

2.2 Origem - Como se Popularizou

Calistenia é qualquer forma de atividade física que se realiza utilizando apenas o próprio peso corporal como forma de resistência à ação da gravidade. Ou seja, calistenia é um termo bastante amplo que engloba inúmeras outras atividades, como a ginástica, yoga, corrida, saltos, dentre outras atividades. No entanto, desde início do século 20 a calistenia foi sistematizada como uma forma de treinamento, utilizado principalmente para preparação de membros das forças armadas, utilizando movimentos básicos como a corrida, o agachamento livre, a barra (pull up), a flexão de braço (push up) e a paralela como fundamentos que simulariam movimentos frequentemente realizados no campo de batalha.

O que nos leva novamente à preparação dos guerreiros na antiguidade. Ao contrário do que muita gente acredita, na antiguidade e idade média não existiam maquinas, anilhas ou alteres para que os gladiadores ou guerreiros se preparassem fisicamente para as batalhas. A maior parte do treinamento era realizada através de movimentos utilizando apenas o peso corporal como resistência. O restante do treinamento era realizado através de treino com equipamentos utilizados nas batalhas (espadas, escudos, lanças, dentre outros) e treino de luta corporal.

Falando agora dos dias atuais, no início dos anos 90, grupos de jovens começaram a se reunir para treinar nas barras dos parques ao redor de bairros pobres de Nova York, e começaram a levar o “bodyweight training”/calistenia para um novo nível. Eles começaram a explorar as possibilidades de movimentos que poderiam ser realizados utilizando apenas as barras e o peso corporal. Os movimentos realizados pareciam impossíveis. Uma variedade de movimentos impressionantes como movimentos pliométricos (explosivos – contração rápida), estáticos (exercícios isométricos – onde não há movimento, ou seja, os músculos envolvidos mantem-se contraídos para manter o corpo na mesma posição contra a ação da gravidade), movimentos que desafiavam a força e o endurance muscular. A performance destes atletas era tão impressionante que inspirou as crianças que assistiam a iniciarem cada vez mais cedo a prática da calistenia, o que foi crescendo na cidade formando diferentes grupos que se reuniam diariamente para treinar, ensinar e aprender novos movimentos. E assim criaram-se os diferentes TEAMS ou grupos (como o team Bartendaz, team Wingate, team Beast Mode, dentre outros) que treinavam diariamente e organizavam competições entre si, as chamadas “Pull up Jams”, onde competiam para saber quem tinha a melhor performance em diferentes exercícios.

O porte físico destes praticantes também impressionava as crianças e adolescentes que cresceram assistindo filmes, desenhos e series de TV mostrando personagens fortes e musculosos. E quem nunca quis ter um corpo parecido com o seu super-herói ou super-heroína favorito?

O movimento cresceu exponencialmente depois de 2000, se popularizando principalmente pelas redes sociais (destaque para Instagram e Facebook) e hoje é praticado por milhões de pessoas ao redor do mundo. E o fator principal responsável pela popularização da calistenia foi o fato de não ser necessário nenhum equipamento, suplemento ou mesmo pagar uma academia para se iniciar sua prática. Os equipamentos necessários são apenas o chão, seu peso corporal e uma barra, que pode ser instalada dentro de casa ou construída no quintal ou que pode ser encontrada em parques em praticamente todas as cidades do mundo.