Capítulo 7 Um pouco sobre R Markdown

R Markdown é a interface do R para a sintaxe de documentos Markdown e permite que escrevamos textos, apresentações, artigos e trabalhos no próprio R, além de possibilitar a inclusão de códigos no R e seus resultados no próprio documento, como puderam ver nessa própria apostila, que foi totalmente construída nessa interface.

Para construir um documento RMarkdown, devemos ir em:

File > New File > R Markdown 

Na janela que abrir, defina se quer uma apresentação (slides) ou texto, e defina autor e título.

O Documento aberto terá alguns parágrafos escritos dando instruções sobre o funcionamento do R Markdown.

7.1 Funcionamento básico

  • Quando você quiser escrever texto comum, sem código a ser executado, basta escrevê-lo na tela normalmente e sem preocupações.
  • Para usar expressões especiais, como fórmulas e equações, use sifrões antes e depois da expressão, e, caso seja vá usar um caractere não presente no teclado, use a barra invertida e então escreva o caractere desejado.Por exemplo, para \(\alpha\) digite:
$\alpha$
  • Para criar um título, use “#”, para subtítulos “##”. Quanto mais hashtags usar, menor será o destaque dado. (OBS: Numa apresentação, o uso de “#” define um novo slide).
  • Para destacar palavras em negrito, insira "**" antes e depois dessas palavras. Caso queira inserir código em R, vá em Insert (acima da tela de edição de texto), e escolha R. Dentro da caixa aberta, digite códigos em R, que, se digitar CTRL+ENTER, serão rodados normalmente. Você também pode escolher se quer que se exiba apenas o resultado ou se o código também deve ser exibido, além de outras configurações (como se avisos devem ser exibidos ou não), clicando na engrenagem no canto superior direito da janela de código.

7.2 Gerando um documento.

Para gerar o documento a partir do arquivo markdown, vá em “Knit” acima do editor de texto e selecione o formato desejado (como HTML ou Doc). O arquivo irá aparecer na sua área de trabalho.