4 Panorama
Após a definição do problema, em que a população e a variável de interesse são definidas, em uma análise estatística, pode-se pensar nas etapas descritas na Figura 4.1, que mostra de forma esquemática e resumida as possíveis etapas de uma análise estatística, quando já está definida qual é a população de interesse. Note que existem casos em que apenas uma análise descritiva (exploratória) dos dados é suficiente para tirar conclusões a respeito da população de interesse. No entanto, se a população é maior do que o conjunto de unidades amostrais utilizadas para a obtenção dos dados, sob determinadas condições, podemos fazer uso das teorias de probabilidades para fazer inferência sobre as características desejadas da população (os parâmetros de interesse).
Em uma análise estatística, independentemente de que seja utilizada uma amostra ou a população inteira para obter o conjunto de observações, uma analise exploratória dos dados fazendo uso de ferramentas da estatística descritiva é sempre requerida. Embora essa analise inicial ocorra de forma semelhante para população ou amostra, aqui são utilizadas notações diferentes para indicar se as ferramentas estão sendo aplicadas a dados oriundos de amostras ou de populações.
De um modo geral, to das as etapas requeridas para uma análise completa devem ser trabalhadas com muito cuidado a fim de que sejam utilizadas as ferramentas adequadas para solução do problema que se deseja resolver, pois a adequação das ferramentas estatísticas ao problema irá conduzir a resultados mais confiáveis, que podem ser usados com mais confiança na solução do problema que se deseja resolver.