2 Welcome, Caps 1 e 2: o comecinho rápido
Beleza, vamos matar três seções rápidas do livro de uma só vez, belezinha? Aí, do Cap 3 em diante com certeza vamos levar mais tempo, pois a ação de verdade no R vai começar nele.
Welcome
OK, seção “welcome”: objetivos do livro, o que você deve conseguir com ele, como comprar a versão física, etc e tal. Vamos adiante, seguindo para a Introdução.
2.1 A introdução
Descrição legal de Data Science e do que o livro oferece pra gente aprender. Aqui começam a aparecer termos como “tidy” (que a gente pode traduzir como algo “arrumadinho”), que está intimamente ligado ao trabalho do Hadley, como o pacote dplyr
.
E na parte da organização do livro, os autores acabaram de ganhar meu coração, ao repetir algo que eu sempre repito nos meus cursos e sempre penso nos meus tutoriais: começar a aprender o R com coisas como importação de dados é maçante, chato, um saco… Comece pulando para a parte de visualização, usando dados prontos - e depois volte na parte de importar e ajeitar os dados. Feliz de saber que eu pensei o mesmo que eles de maneira independente. :D
Neste mesmo sentido, gostei do que eles falam sobre a estrutura dos capítulos: começar com exemplos gerais, e depois cuidar dos detalhes. Bacana!
Os exercícios
Ah, e eles mencionam os danados dos exercícios: li críticas sobre este livro nas quais os exercícios são descritos como meio “desnivelados”, com coisas super simples misturadas com coisas muito mais desafiadoras do que o conteúdo do livro deveria permitir. Vamos ver no que dá. Mas uma coisa legal é que usar o R nunca é uma tarefa solitária: tem um monte de gente por aí lendo e brigando com este livro, então podemos usar nossa velha amiga internet para saber mais sobre os exercícios quando eles nos assustarem.
Especialmente interessante pode ser esta comunidade aqui, que tem uma proposta linda para quem quer ler o livro de maneira mais ou menos coletiva - acho que vou dar uma espiada em algum momento.
Continuando. OK, não vamos aprender Big Data aqui - por mim tudo bem. Ah, e senti uma cutucada ali sobre o data.table
, hahahaha. Mas beleza, vamos seguindo.
Algumas coisas legais na sequência, comentários sobre outras linguagens (sim, quero aprender Python!), formato dos dados. E interessante o papo sobre testes de hipóteses - pessoalmente estou tratando isso com cada vez mais cautela. Ah, e muito legal ele falar de pre-registration! Open Science, yeah!
Certo, pré-requisitos. Acho que vou sentir falta de ter aprendido programação de maneira mais formal. Mas vou tentar superar isso, vamos sentindo na medida em que formos lendo (notou que uso o plural? espero que vocês estejam me acompanhando daí!). E por fim, beleza, programas e pacotes instalados e atualizados. Ah sim, e a descrição sobre como os códigos do R serão mostrados no livro, tudo belezinha.
Excelentes dicas sobre como conseguir ajuda, exemplos reproduzíveis, buscar coisas na internet: leiam com carinho, são coisas que eu sempre digo também! :)
Eeeeee, beleza! Capítulo 1 concluído! :D
2.2 O capítulo 2 que nem é capítulo
Pois é, na real nem é um capítulo, e sim uma introdução para a segunda parte do livro, que vai falar sobre a parte de exploração dos dados. Vamos aprender ggplot2
, êba! E veja que um pouco da filosofia dos pacotes do Hadley aparece aqui, quando ele fala que vamos aprender verbos para transformação de dados: isto está ligado a como ele pensa nos nomes de funções, e me parece ser uma proposta bem legal. Mas chega de enrolação, e bora mergulhar no capítulo 3, porque estou há muito tempo querendo aprender ggplot2
!