Capítulo 2 Introducao

2.1 Instalação e apresentação do RStudio

2.1.1 Como instalar o R no seu computador

  1. Crie uma pasta no seu computador no local que preferir que o R seja instalado. .
  2. Baixe o instalador. Para isso, entre em: https://cran.r-project.org/bin/ windows/base/ e clique em “Download R for Windows”.
  3. Localize o arquivo baixado no seu computador (provavelmente estará na pasta ‘Downloads’), execute-o, Escolha um idioma e clique em “OK”.
  4. Clique em “Avançar”.
  5. Aqui, você escolhe a pasta de instalação. Selecione a que você criou.
  6. Continue clicando em “Avançar” e, no fim, em “Concluir”. Pronto, O R está instalado no seu computador!

2.1.2 Como instalar o RStudio em seu computador

  1. Entre em https://www.rstudio.com/products/rstudio/download/#download
  2. Selecione, na página, a opção compatível com seu sistema operacional e baixe o arquivo.
  3. Execute o arquivo baixado e siga as instruções, clicando em “Avançar”.

OBS: Para conseguir instalar o RStudio, você deve já ter o R instalado no seu computador.

2.1.3 A Interface do RStudio

  • Editor (canto superior esquerdo): Aqui você digita os comandos que deseja executar no RStudio. Para executá-los, basta apertar as teclas ‘CTRL’ e ‘ENTER’ simultaneamente. (para esse painel aparecer, você deve criar ou abrir um script, algo que será ensinado adiante)
  • Console (canto inferior esquerdo): Aqui vemos os outputs (saídas) dos comandos que rodamos. É possivel digitar e rodar códigos diretamente no console, porém isso não é indicado, pois os comandos lá escritos não ficam salvos.
  • Histórico (canto superior direito): Aqui, ficam salvas as variáveis, funções e demais estruturas que você criou e o histórico de comandos rodado, além das conexões com outros softwares.
  • Visualização (canto inferior direito): Nessa parte você pode visualizar os gráficos que criar no RStudio, além de navegar arquivos no seu computador, visualizar os pacotes instalados, ver ajuda para os comandos e abrir arquivos html locais.

2.1.4 A Barra superior

A barra superior do RStudio acessa diversos menus, cada um com várias funções. Eles são:

  • File: Comandos associados a arquivos. Aqui você pode criar um novo script indo em “new file> R script”, ou abrir um script antigo (Open file e selecionar o script), além de salvá-los, fechá-los e encerrar a sessão do R.
  • Edit: Aqui, você edita o código e o console: você pode desfazer e refazer ações, copiar e colar códigos, limpar saídas e consoles, entre outras funções.
  • View: Nesse menu, se edita a visualização dos painéis: podemos abrir ou fechá-los, dar zoom e alterar seus tamanhos.
  • Plots: Este menu se refere aos gráficos criados no R. Podemos visualizá-los, fechá-los, salvá-los e copiá-los.
  • Session: Aqui você pode iniciar, fechar ou reiniciar sessões do R, além de definir pastas de trabalho.
  • Build: Trata-se de configurações para projetos em R, um tema que não será tocado nesta apostila.
  • Debug: Nesse menu, temos suporte para erros no R.
  • Profile: Se refere a importar configurações do R. também não será abordado.
  • Tools: Permite configurações gerais do R(como visual e atalhos), além de possibilitar a instalação e gerenciamento de pacotes.
  • Help: Aqui podemos buscar ajuda sobre o RStudio e buscar por atualizações.

2.1.5 Pacotes

O R é uma linguagem de programação “Open Source”. Isto é, ele permite que qualquer usuário disponibilize funções, métodos e bancos de dados para que a comunidade acesse. Isto é feito através da instalação de pacotes, que pode ser feita pelo menu “Tools>Install Packages” ou utilizando o seguinte comando:

install.packages("nome_do_pacote")

Para podermos de fato utilizar um pacote instalados, devemos usar um dos dois seguintes comandos (são equivalentes):

library(nome_do_pacote)
require(nome_do_pacote)

2.2 O RCommander

O RCommander é um pacote do R que permite que as análises de dados sejam feitas sem programação, podendo ser usado num esquema “point and click”. Apesar de essa apostila se focar no RStudio, traremos informações também sobre como executar as tarefas usando esse pacote (OBS: O RCommander deve ser usado no “R base” e não no RStudio.). Para começar, digite no console do seu R:

install.packages("Rcmdr")

Para carregar o pacote, rode no console:

library("Rcmdr")

E execute o seguinte código para abrir a interface:

command()

Observe que apareceu uma nova janela, onde há uma aba para saídas e uma para código, além de um menu superior onde você seleciona o que quer fazer, seja carregar bancos de dados, estatísticas descritivas, gráficos, teste de hipóteses…

2.3 O Pacote “Exatas”

Esta apostila vem acompanhada de um conjunto de banco de dados que foram reunidos com o objetivo de exemplificar os tópicos que abordaremos mais adiante, e também com o objetivo de se colocar em prática o que foi aprendido. Nós recomendamos fortemente que, ao aprender um novo tópico nos capítulos que seguem, você tente refazer o que foi feito utilizando as mesmas funções que serão ensinadas porém em outro conjunto de dados, pois é na prática que realmente se aprende. O conjunto de dados Exatas foi contruído em formato de um pacote, portanto é necessário instalá-lo para começar a utilizar. Já vimos com instalar um pacote no R anteriormente, agora introduziremos um novo método de instalação no RStudio, que se refere à como instalar pacotes em formatos de arquivos zipados. Antes de tudo, acesse o link: http://www.est.ufmg.br/~monitoria/material.html, baixe o arquivo “Exatas_0.1.0.tar” e salve na pasta que você preferir.

Na parte de visualização do Rstudio clique em “Packages -> Install”, na aba “Install from” selecione “Package Archive File”, irá abrir uma janela (Caso não abra sozinho clique em “Browse. . .”), procure pelo pacote na pasta que você o salvou, clique em “Open-> Install”. Uma vez que o pacote já está instalado, para começar a utilizar basta carregá-lo. Fazemos isso da mesma forma que mostramos anteriormente, basta executar o comando abaixo.

library(Exatas)

O pacote Exatas é composto por inúmeros bancos de dados relacionados às enghenharias, ciências da natureza e da terra. Você pode saber mais a respeito de cada um desse bancos de dados consultando o Help do R. Para fazer isso você pode explorar a aba “Help” na parte de visualização do RStudio ou simplesmente executar o comando ? acompanhado do nome da função, comando ou banco de dados para o qual você deseja mais informações. Por exemplo, caso estajamos interessados em saber um pouco mais a respeito do banco de dados “carro”, simplesmente excutamos o seguinte comando:

?carro

Note que na aba “Help” da parte de visualização, aparece uma breve descrição a respeito do banco de dados e de seu formato. Como exercício, execute ?median em seu console ou editor de códigos do R e descubra qual o objetivo desse comando.