Fundamentos de Ecologia Numérica
Disciplina de Ecologia Numérica do Curso de Ciências Biológicas do Campus V da UEPB
2024-06-13
1 Apresentação
1.1 Motivação
Este é um site experimental da disciplina de graduação de Ecologia Numérica do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba.
O site experimental da disciplina de Ecologia Numérica da UEPB é uma plataforma criada com o objetivo de apresentar exemplos didáticos aos alunos, explorando diferentes conceitos e técnicas utilizadas na análise de dados em Ecologia. É importante destacar que os exemplos apresentados no site podem conter imprecisões ou códigos demasiado extensos (aparentemente desnecessários para um ecólogo e programador de R mais experiente), mas isso é proposital, pois a finalidade é oferecer um material didático para os alunos, que possa facilitar a compreensão dos conceitos abordados durante as aulas. Dessa forma, o site é uma ferramenta complementar às aulas presenciais, que busca fornecer exemplos práticos e didáticos para os estudantes de Ecologia Numérica da UEPB.
Como mencionado, a finalidade é didatica e de apresentar o tema seguindo passo-a-passo e contextualizando com dados ecológicos reais. Por isso, além das informações sobre o conteúdo do site experimental da disciplina de ecologia numérica da UEPB, é importante destacar que qualquer erro ou problema relacionado ao site pode ser reportado ao responsável pelo site.
É fundamental que os usuários do site compreendam que plágio e outras formas de má conduta acadêmica são inaceitáveis e podem ter sérias consequências. O responsável pelo site se compromete a remover qualquer conteúdo ofensivo ou sem a devida fonte consultada, que possa ter sido publicado erroneamente ou por engano.
1.2 Organização do livro
Este livro é organizado em QUATRO partes:
Na PARTE I
, são apresentadas as bases teóricas fundamentais para o entendimento e execução das estatísticas descritas na PARTE II.
Na PARTE II
, são apresentados os Módulos do R Studio, na forma de tutoriais discutidos, que podem ser executados passo-a-passo.
Na PARTE III
, são apresentadas as bases teóricas para o entedimento dos conjuntos de dados que são trabalhados ao longo da PARTE II
.
Por fim, na PARTE IV
, são apresentadas informações gerais de apoio para o melhor entendimento do conteúdo, como uma lista geral das tabelas usadas na PARTE II
, um glossário de termos, bibliografia geral, entre outras fontes de informação.