12.6 Anexo: Questão aberta aplicada em exames de 2019 e 2020 e sua rubrica

Segundo o site do Instituto Trata Brasil, “Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e à produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica. No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição (…).”

Embora atualmente se usa no Brasil o conceito de Saneamento Ambiental como sendo o conjunto de ações diretamente relacionadas a saúde pública e a proteção ambiental. Dentre estas ações se inserem: o abastecimento de água em quantidade e qualidade compatível com os padrões de potabilidade; coleta, tratamento e disposição adequada dos esgotos e dos resíduos sólidos, comumente chamado de lixo; drenagem e manejo de águas pluviais; e controle de vetores e reservatórios transmissores de doenças.

A partir dos conceitos apresentados, observa-se que as ações de saneamento estão diretamente relacionadas à saúde pública e a proteção ambiental, além da sua essencialidade socioambiental. A falta de saneamento básico é extremamente grave por trabalhar com a questão do lixo, coleta do lixo, com esgotamento sanitário, água potável, e ter essas coisas tratadas significa qualidade de vida. O gráfico mostra como a falta de saneamento básico interferiu na saúde das pessoas em dez anos (2009 – 2018) no Brasil.

Internações por carência de saneamento básico.

Figura 12.2: Internações por carência de saneamento básico.

A. O que representa o tamanho das bolinhas no gráfico?
B. Qual região tem as menores taxas de internação? Você acha que isso acontece por algum motivo? Se sim, qual?
C. Com base no gráfico, o que você percebeu sobre o Saneamento Básico da região Nordeste?
Tabela 12.4: Rubrica:
Parte Pergunta Tarefa Resposta Válida
A. O que representa o tamanho das bolinhas no gráfico? Identificar o significado de um elemento gráfico Respondeu alguma das respostas abaixo ou uma variante: “a taxa/qtd de pessoas internadas”; “a taxa/qtd de pessoas internadas por 100 mil hab.”; “a taxa/qtd de pessoas internadas por carência de saneamento básico por 100 mil hab.”; “o mesmo que o eixo Y/horizontal.”;“falta de saneamento.”
B. Qual região tem as menores taxas de internação? Extrair informação específica a partir de um elemento gráfico Respondeu exatamente: “Sudeste”
B. Você acha que isso acontece por algum motivo? Elaborar uma hipótese verificável Respondeu algo que possa ser medido com experimentos ou coleta de dados. Exemplos: “há mais investimento em saúde/saneamento”; “as pessoas se cuidam mais”; “há menos pessoas lá.”
C. Com base no gráfico, o que você percebeu sobre o Saneamento Básico da região Nordeste? Extrair informações em geral a partir de um elemento gráfico

Em relação à taxa de internações, respondeu alguma das respostas abaixo ou uma variante: “tendeu a cair”; “oscilou e caiu”; “passou a ser a maior do Brasil”; “se manteve como uma das mais altas do Brasil.”

OU

Em relação ao saneamento básico, respondeu alguma das respostas abaixo ou uma variante: “melhorou um pouco, mas menos que as outras regiões”;