8.3 Encantamento do público escolar

Uma preocupação contínua durante todo o projeto tem sido criar meios de encantar e apoiar a formação de toda a comunidade escolar, especialmente, estudantes, professoras/es e coordenadoras/es, das escolas participantes do projeto, e futuramente de outras escolas. Sendo o encantamento a etapa inicial e fundamental, uma nova estratégia foi proposta e realizada, considerando as limitações da pandemia. A partir da segunda semana de agosto (dia 10), visando este público escolar das escolas participantes do projeto, a equipe do projeto passou a compartilhar diariamente vídeos curtos (de 5 a 6 minutos de duração), disponíveis na internet e de fontes consideradas confiáveis, relacionados aos temas explorados nos encontros com estudantes e nos E-books em construção. Com isso, professoras/es e coordenadoras/es das cinco escolas participantes se responsabilizaram por compartilhar com suas/eus respectivas/os estudantes. Os vídeos estão disponíveis no site do projeto e foram compartilhados nos grupos de WhatsApp do projeto. Na Figura 8.4 são apresentados exemplos de alguns vídeos. As estatísticas de acesso aos vídeos não foram estimadas por falta de dados, visto que os vídeos se encontram em websites de acesso público.

Exemplos de vídeos compartilhados com as/os estudantes e professores.

Figura 8.4: Exemplos de vídeos compartilhados com as/os estudantes e professores.

Visando acessar um público escolar ainda maior, além dos que fazem parte das cinco escolas que colaboram com o Projeto, a equipe colaborou de forma expressiva na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pela UFBA e realizada entre os dias 17 a 23 de outubro de 2020 - (SNCT). Durante toda a semana, professores, estudantes e técnicos administrativos das diversas Unidades Acadêmicas da UFBA, de Salvador e Camaçari, bem como professores e estudantes da rede pública de ensino, estadual e municipal dessas cidades, participaram de encontros virtuais (palestras, mesas-redondas, bate-papos, etc) com o intuito de proporcionar discussões a respeito da Inteligência Artificial e temas afins.
No Quadro 8.3 apresenta-se o calendário das apresentações lideradas pela equipe do Projeto, assim como o seu respectivo número de participantes. As apresentações podem ser acessadas no Youtube.

Tabela 8.3: Seminários apresentados pela equipe na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFBA 2020.
Data Tema Equipe responsável Número de participantes total / Estudantes do projeto
19/10/20 10h30-11h40 Onde está a IA no dia-a-dia: Aplicações da Inteligência Artificial Inteligência Artificial 60 / 14
19/10/20 15h-16h O que é Inteligência Artificial e Jogos Inteligência Artificial 30 / 12
19/10/20 16h-17h O que é Ciência de Dados? Ciência de Dados 26 / 11
20/10/20 17h-18h Exploração Gráfica – (re)Conhecendo Salvador (Parte 1 – Mapas, população e números) (re)Conhecendo Salvador 24 / 10
20/10/20 16h-17h Anedotas ou dados: como basear nossas conclusões? Ciência de Dados 23 / 10
20/10/20 17h-18h Exploração Gráfica – (re)Conhecendo Salvador (Parte 2 – Gráficos e Estatísticas – Transporte, segurança e turismo) (re)Conhecendo Salvador 16 / 6
21/10/20 17h-18h Discriminação racial algorítmica Protagonismo 24 / 12
22/10/20 14h-15:30h Projeto Científico na Prática Pensamento Científico 37 / 14
20/10/20 Protagonismo Feminino na Ciência de Dados Protagonismo 22 / 11

A Figura 8.5 apresenta um registro da participação da equipe nos eventos: Onde está a IA no dia-a-dia: Aplicações da Inteligência Artificial e Projeto Científico na Prática. O primeiro contou com a liderança compartilhada das professoras Érica Nascimento e Alzira Melo, dos colégios Evaristo da Veiga e Henriqueta Martins Catharino e no segundo com a participação da estudante bolsista Isabele Xavier, do Colégio Ypiranga, que apresentou um relato da sua experiência ao elaborar o seu projeto apresentado na Feira de Ciências do Agreste Pernambucano. Esses encontros oportunizaram a equipe UFBA (graduandas/os e pós-graduandas) e das escolas (professoras e estudantes) a compartilharem a fala em um evento aberto ao público, organizado pela universidade. A Figura 8.6, extraída da cerimônia de encerramento, destaca-se os relatos das estudantes presentes no ambiente do chat, em que declaram os seus sentimentos em participar do Projeto, e de uma estudante no formulário de inscrições. O Projeto Meninas na Ciência de Dados é um braço forte do atual Projeto. Ressalta-se a importância da participação dos estudantes em um evento organizado pela universidade, mesmo de forma virtual, pois para a maioria o acesso à universidade ainda é muito distante.

Registro do encontro no tema Onde está a IA no dia-a-dia: Aplicações da Inteligência Artificial, liderado pelas professoras Érica Nascimento e Alzira Melo dos Colégio Evaristo da Veiga e Henriqueta Martins Catharino, respectivamente, e pela equipe e do encontro no tema Projeto Científico na Prática, liderado pela equipe e com a participação da estudante Isabele Xavier.Registro do encontro no tema Onde está a IA no dia-a-dia: Aplicações da Inteligência Artificial, liderado pelas professoras Érica Nascimento e Alzira Melo dos Colégio Evaristo da Veiga e Henriqueta Martins Catharino, respectivamente, e pela equipe e do encontro no tema Projeto Científico na Prática, liderado pela equipe e com a participação da estudante Isabele Xavier.

Figura 8.5: Registro do encontro no tema Onde está a IA no dia-a-dia: Aplicações da Inteligência Artificial, liderado pelas professoras Érica Nascimento e Alzira Melo dos Colégio Evaristo da Veiga e Henriqueta Martins Catharino, respectivamente, e pela equipe e do encontro no tema Projeto Científico na Prática, liderado pela equipe e com a participação da estudante Isabele Xavier.

Registro da cerimônia de encerramento da SNCT. Com destaque o relato no chat das estudantes Caroll (Carollyne Dourado) “Amoo fazer parte das Meninas na Ciência de Dados” e Karin Beatriz (de Souza) “Me sinto honrada em participar do projeto meninas na ciências de dados” (esquerda) e o depoimento de um estudante no formulário de inscrições - informação compartilhada pela coordenação do evento; autoria não divulgada (direita).

Figura 8.6: Registro da cerimônia de encerramento da SNCT. Com destaque o relato no chat das estudantes Caroll (Carollyne Dourado) “Amoo fazer parte das Meninas na Ciência de Dados” e Karin Beatriz (de Souza) “Me sinto honrada em participar do projeto meninas na ciências de dados” (esquerda) e o depoimento de um estudante no formulário de inscrições - informação compartilhada pela coordenação do evento; autoria não divulgada (direita).