7.3 Construção de uma parceria com professoras/es do IAT

No dia 14/12/2020, a equipe de protagonismo realizou uma reunião com quatro professores e uma coordenadora de uma escola pública no interior da Bahia. A reunião teve como objetivo promover a escuta dos professores e levantar suas expectativas sobre parceria com Projeto Ciência de Dados na Educação Pública com vistas a elaborar proposta conjunta de ação para estimular o protagonismo juvenil em sala de aula segundo uma perspectiva transdisciplinar em suas respectivas escolas. Durante a reunião, as integrantes da equipe de protagonismo convidou os professores participantes a preencherem coletivamente e online um material contendo as questões abaixo:

  • Qual a importância do protagonismo juvenil?
  • Por que o protagonismo juvenil deve ser inserido no currículo escolar?
  • Qual o perfil dos alunos com quem eu trabalho?
  • Quais as expectativas em relação ao trabalho em parceria com a equipe do Projeto Ciência de Dados na Educação Pública?

As respostas dos professores estão disponíveis neste link da pasta. Os professores manifestaram interesse em rever e dar nova roupagem a projetos já existentes na escola (ex. experiência da Aprendizagem Criativa), às disciplinas eletivas nas quatro grandes áreas (ex. Itinerário Formativos) e outras não eletivas. Há receptividade em relação ao engajamento e à formação dos demais professores para construir coletivamente as estratégias, ao invés de levar propostas prontas, definidas sem sua participação. Ao final, foi firmada a manutenção do contato dos professores com a equipe do projeto prevista para 2021, considerando a manutenção do contexto pandêmico e incertezas das diretrizes do ensino nas escolas estaduais.