8.1 Metodologia

A preparação do material para os encontros com as/os estudantes requereu a realização de pesquisa sobre o tema, a elaboração de slides, a discussão e elaboração de planos de aula, bem como a preparação de disparadores complementares (jogos, cards etc.). Para cada encontro, estima-se um tempo médio de dedicação da equipe correspondente a 8h.

A metodologia desenvolvida buscou a motivação e o engajamento das/os partícipes, tornando cada um/a protagonista do processo, através da mediação dos saberes. A construção de saberes está baseada, especialmente, nas metodologias ativas, com o estímulo para que as/os estudantes aprendam através de desafios sobre temas atrelados à ciência de dados, inteligência artificial, conhecimento científico e questões transversais, como gênero, raça e sociedade. Assim, há um esforço da/o estudante para propor possíveis soluções para os problemas trazidos pelas/os facilitadoras/es de modo colaborativo, a fim de instigar um perfil crítico, reflexivo e investigativo, conscientizando a construção do conhecimento.

Para o estudo de cada conteúdo, a/o estudante tem acesso antecipadamente a materiais – textos, vídeos, imagens, histórias em quadrinhos etc. - sobre o tema a ser apresentado a cada encontro. Tal atitude busca instigar dúvidas, despertar o desejo de pesquisar mais sobre o assunto, dialogar com as/os colegas, contribuindo, assim, para a formação de sujeitos que fazem a diferença em seu contexto social.

Assim, o trabalho se apoia na construção de saberes dialógica e processual e na intertextualidade de linguagens audiovisuais distintas (poesias, fotos, músicas, vídeos, textos, pinturas etc.). Todo o material elaborado para apoiar as atividades com os estudantes pode ser acessado em . Encontros semanais com as/os estudantes Iniciadas em 23/03/20, por conta da pandemia, as reuniões online com as estudantes bolsistas do projeto eram realizadas uma vez por semana, com duração média de 60 minutos, utilizando ambientes virtuais de discussão gratuitos, acessados através do aplicativo Hangouts (disponível para computadores, tablets, laptops e celulares). As mediações de Protagonismos racial, social e de gênero dialogam com a metodologia freiriana, pois acredita no conhecimento como essencial à promoção de liberdade. A compreensão do contexto sociocultural da/do estudante que, por vezes, tem em sua trajetória a marca do racismo e a tentativa de apagamento da sua negritude em diversos âmbitos sociais é imprescindível à nossa mediação, a fim de despertar o aluno para a leitura de mundo e para o desenvolvimento da consciência crítica e reflexiva. Sendo assim, a metodologia freiriana não apenas prioriza o educando, mas também o educador-mediador, que está em constante processo de aprendizagem, a partir da interação com estudantes. Salienta-se que a valorização dos conhecimentos dos discentes tende a torná-los mais participativos, ao fortalecimento da autoestima, ao espírito questionador e ao desejo de transformação da realidade.

Os encontros reuniram aproximadamente 15 a 20 estudantes, distribuídas em quatro subgrupos, cada qual conduzido por uma estudante de graduação membro do projeto. Em três destes grupos, houve a participação regular de três professoras oriundas das escolas parceiras. Os temas abordados nestes encontros eram voltados para a discussão de mulheres extraordinárias que mudaram o Brasil e o mundo, em continuação a uma atividade bastante apreciada pelas estudantes e iniciada no segundo semestre de 2019 de forma presencial. Como fruto dessas discussões, Podcasts foram produzidos por estudantes e postados inicialmente no YouTube e recentemente no Spotify. Em agosto/2020, as distintas frentes de trabalho passaram a compor equipes específicas, responsáveis por conduzir reuniões temáticas correspondentes com as estudantes, considerando os eixos: Produção do Conhecimento Científico, Inteligência Artificial, Protagonismo e Ciência de Dados. Em paralelo, a metodologia anterior de realizar reuniões online com as alunas em pequenos grupos, organizados por escola, foi substituída pela organização de um único grupo reunindo todas as estudantes bolsistas. A inclusão de estudantes do sexo masculino no projeto ocorreu também em agosto/2020, os quais não haviam participado do processo anterior de sensibilização das estudantes bolsistas. Assim, buscou-se estimular nas alunas uma postura receptiva e colaborativa diante dos recém-chegados, nos quais foram exercitados valores como respeito, cooperação, sensibilidade e adoção de posturas de combate às injustiças de gênero. Os conteúdos foram adaptados para promover a participação dos garotos nas discussões e entrosá-los aos demais colegas. Os ajustes se traduziram em uma nova abordagem sobre o protagonismo social, racial e de gênero, ampliando o foco anterior na atuação de determinadas figuras femininas para outros atores sociais. Em 10/08/20, a equipe executora do projeto ampliou o tempo de contato/interação com os/as estudantes ao dar início à realização de duas reuniões semanais com as alunas, ao invés de apenas uma, como ocorria até o momento. Desde então, cada uma das cinco equipes de trabalho - o que inclui os profissionais responsáveis por organizar o site (Re)Conhecendo Salvador - se revezam na condução de encontros online com as/os estudantes. Esses marcos temporais são úteis para compreendermos as mudanças ocorridas na condução e na periodicidade das reuniões online. Assim, entre 23/03/20 e 10/08/20, os encontros online foram realizados semanalmente, em subgrupos separados por escolas, sendo conduzidos por quatro facilitadoras distintas. Entre 10/08/20 e 21/12/20, os encontros passaram a ser realizados três vezes por semana, reunindo todas as estudantes em um único grupo, conduzido por 2 ou 3 facilitadoras/es de cada equipe. Na Tabela 8.1 o número de encontros realizados por tema e sua associação com os e-books e site. A lista dos temas dos encontros com as/os estudantes é apresentada no Apêndice 12.3.

Tabela 8.1: Encontros realizados com as/os estudantes.
Temas Nº de encontros E-book e capítulo associado aos assuntos discutidos
Protagonismo 12 + 3 Assuntos abordados diretamente ou tangencialmente no E-book 4
Ciência de Dados 5 E-book Ciência de Dados - Capítulos 1, 2, 6
Produção do Conhecimento Científico 8 E-book Produção do conhecimento científico - Capítulos - 1,2 e 3
(Re)Conhecendo Salvador / Exploração Gráfica 4 Site (re)Conhecendo Salvador - Temáticas: População, Turismo, Segurança Pública.
Inteligência Artificial 9 E-book Inteligência Artificial - Capítulos 1, 2, 3

12 encontros realizados de março a julho e 3 encontros realizados de agosto a outubro. Encontros da disciplina Inteligência Artificial, mas abertos a todos os estudantes bolsistas. 4 estudantes bolsistas do ensino fundamental II participam deste curso.

Nas Figuras 8.1 a 8.2 são apresentados alguns registros desses encontros.

Registro de um dos encontros com a equipe de Protagonismo.

Figura 8.1: Registro de um dos encontros com a equipe de Protagonismo.

Registro de um dos encontros com a equipe do site (re)Conhecendo Salvador.

Figura 8.2: Registro de um dos encontros com a equipe do site (re)Conhecendo Salvador.