4.1 Construção e exploração do site (re)Conhecendo Salvador

4.1.1 Etapas de desenvolvimento do site (re)Conhecendo Salvador

A ideia do desenvolvimento do site (re)Conhecendo Salvador surgiu ainda no projeto Meninas na Ciência de Dados. Ela foi inspirada no projeto PorData Kids, desenvolvido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, que explora estatísticas de Portugal a partir de questionamentos levantados em diversas áreas como educação, saúde, meio ambiente, transportes entre outros.

O (re)Conhecendo Salvador servirá como ferramenta de apoio ao desenvolvimento do pensamento analítico a ser utilizado pelos professores e estudantes do projeto, pois irá retratar a realidade da cidade de Salvador através de questionamentos cujas respostas são fundamentadas através de dados. Para isso, algumas perguntas foram levantadas com as estudantes durante ações do próprio projeto, formando um banco de perguntas.

Para dar início ao desenvolvimento, em abril de 2020, ocorreu a primeira reunião entre as equipes do projeto e da empresa de desenvolvimento InfoJr., para fazer o primeiro briefing com o levantamento de requisitos do site e proposta orçamentária. Posteriormente, já com a equipe do site em ação, novas reuniões foram realizadas para definir o escopo do site. Portanto, as etapas de mapa do site e definição de itens estão concluídas.

O levantamento dos dados para o desenvolvimento do banco de dados responsável por abastecer o site começou em Agosto. Esta etapa ainda está em andamento em decorrência da dificuldade de encontrar dados abertos e que respondam ao nosso banco de perguntas. Para agilizar o desenvolvimento do banco de dados, algumas perguntas estão sendo reformuladas de acordo com os dados já levantados.

A Figura 4.2 apresenta as etapas de desenvolvimento do site. Em relação ao relatório de setembro, tivemos um avanço significativo a partir das entregas da logomarca e identidade visual do (re)Conhecendo Salvador. O design de interface, entretanto, é uma etapa que continua em andamento porque apenas uma tela foi desenvolvida, a tela inicial, porém, a partir dela, e da identidade visual feita pela Alinhavo Jr. será continuado o trabalho de design de interface das páginas seguintes de forma interna.

Fluxo do processo de desenvolvimento do site (re)Conhecendo Salvador.

Figura 4.2: Fluxo do processo de desenvolvimento do site (re)Conhecendo Salvador.

4.1.2 Etapas de desenvolvimento da homepage do site (re)Conhecendo Salvador

O desenvolvimento da tela inicial do site (re)conhecendo Salvador foi realizado de forma incremental entre a equipe idealizadora do projeto e a empresa Alinhavo Jr. Inicialmente, foi realizado uma reunião de alinhamento de expectativas e processo de desenvolvimento da identidade visual e da interface do site. Durante a reunião, novamente, foi apresentada a proposta do projeto, ressaltada a sua relevância e o seu impacto social. O site (re)Conhecendo Salvador, que foi inspirado em um site de Portugal (Pordata Kids), tem como público estudantes de escolas públicas do ensino fundamental 2, e deveria trazer um “mapa” da cidade como ilustração principal, sem perder o aspecto funcional da cidade, retratando suas particularidades, que incluem os contrastes sociais, sua historicidade, porém sem parecer um marketing turístico. A Alinhavo Jr. aproveitou a oportunidade para solicitar que a equipe do site apresentasse referências para que eles pudessem começar o processo de criação dos produtos. Então, foram enviados por e-mail as principais referências de sites para a concepção do (re)Conhecendo Salvador (Pordatakids; Educa IBGE e YouCubed), além de relatórios e apresentações sobre os projetos “Meninas na Ciência de Dados” e “Ciência de Dados na Educação Pública” e suas respectivas logomarcas.

O desenvolvimento da identidade visual e interface contou com a colaboração da equipe do projeto, estudantes e Laboratório de Investigações de Núcleos Habitados (LIN-A), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e empresa Alinhavo Jr. por meio de encontros virtuais com estes grupo e formulários digitais. Entre as considerações apresentadas neste amplo debate foram destacados os aspectos históricos e urbanísticos da cidade de Salvador, como a percepção dos sentidos como a audição (os sons da cidade de Salvador e a sua musicalidade), o olfato e o paladar (o cheiro característico da cidade proveniente de sua cultura e culinária), além dos aspectos artístico presentes no mais diversos lugares da cidade, remontando, muitas vezes, não apenas suas origens quanto influências sofridas da fundação e desenvolvimento da cidade de Salvador. Adicionalmente, a equipe do site solicitou que a Alinhavo Jr. incluísse no processo de criação a participação dos estudantes por meio do envio de seus desenhos assim como o preenchimento de um questionário específico para os estudantes, para captação de dados.

A primeira entrega parcial aconteceu no início janeiro de 2021 na presença de toda a equipe desenvolvedora da identidade visual da Alinhavo Jr. e os colaboradores do projeto “Ciência de Dados na Escola Pública.” Na entrega parcial foi apresentada a concepção da logomarca do site, a justificativa pela escolha das cores e como a logomarca se relaciona com o projeto. Em seguida, foi apresentada a interface da tela inicial do site, de forma detalhada, desde a apresentação dos menus, da ilustração, das seções de apresentação do site, projeto e grupo de pesquisa, apresentação da equipe, e contatos. Ao final, conclui-se que alguns aspectos precisavam ser ajustados para atingir o objetivo do projeto. A ilustração principal não trazia completamente os aspectos funcionais da cidade e nem respondiam aos temas do menu superior (como educação, saúde, emprego, ciência e tecnologia), estava muito focada nos aspectos históricos e turísticos de Salvador. Também foram solicitadas alterações menores como na cor dos botões, nas cores do logo, para ficarem mais vivas, mudança nos títulos das abas da seção “Sobre o projeto” de “História” para “Percurso” e “Atividades” para “Dinâmicas,” mudança na seção “nossa equipe” por um único elemento fotográfico, além do desenho de fundo da página, e por fim, uma pequena alteração no rodapé.

A nova versão, havia um esboço da ilustração inicial bastante modificada e mais adequada aos objetivos do site, mas ainda precisava de algum refinamento. Por e-mail foram solicitadas as seguintes alterações:

Tela inicial

  • Substituir a ilustração do prédio da reitoria do IFBA pelo prédio do Barbalho, onde realmente estão concentrados os cursos técnicos e de graduação, pois consideramos ser uma estrutura mais marcante, além de ser a sede (IFBA Barbalho).
  • Colocar as comunidades de Salvador representadas em morros/encostas, uma vez que Salvador é uma cidade de geografia bastante acidentada e marcada pelos seus relevos. Pensar que essa representação poderia ficar ao fundo do hospital e se parecer com a comunidade da Gamboa (Gamboa);
  • Incluir a ilustração de uma baiana junto das pessoas do menu de população, sem grandes destaques, apenas como pessoa que faz parte da população de Salvador;
  • Manter a ilustração do Dique do Tororó com os orixás. Pensamos que, com a modificação das casas das comunidades para atrás do hospital, esse espaço poderia ser ocupado pelo TJ e, assim, o Dique poderia retornar ao espaço onde estava na primeira sugestão de ilustração, embaixo da passarela;
  • Adicionar na ilustração a frase “Andar com fé eu vou que a fé não costuma faiá” de Gilberto Gil como elemento sonoro que representa Salvador;
  • Adicionar na tela inicial o slogan do projeto “Conhecer e experimentar para compreender e transformar.”;
  • Alterar o menu superior para um menu horizontal na versão desktop;
  • Aumentar a fonte das informações de contato.

Sobre o projeto

  • Trocar a ilustração ao lado direito do canto superior pelo Pelourinho com a igreja azul, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (pode ser a ilustração da tela inicial da primeira proposta);
  • Substituir o rapaz negro no canto inferior esquerdo por uma mulher acompanhada de uma criança (mãe e filha);
  • Aumentar a fonte do texto dentro dos boxes de percurso, dinâmica e Gamma.

Equipe

  • Substituir gráficos de fundo por uma ilustração da entrada da politécnica, pois representa o lugar onde a equipe está localizada (Politécnica) e a própria UFBA, que não apareceu em outros lugares do site.

A entrega dos produtos foi realizada ao final de Janeiro de 2021 através do compartilhamento dos arquivos em nuvem. Abaixo, serão apresentadas a logomarca e a tela inicial do site. A logomarca é o elemento de identidade visual mais representativo. Assim, a logomarca do projeto foi desenvolvida para conversar entre a proposta do projeto Ciência de Dados na Educação Pública e do grupo de pesquisa GAMMA. A proposta que foi apresentada pela Alinhavo Jr. e aceita pela equipe está apresentada na Figura 4.3.

 Logomarca oficial do site (re)Conhecendo Salvador.

Figura 4.3: Logomarca oficial do site (re)Conhecendo Salvador.

A logomarca traz elementos que representam o sol e as pessoas, assim como o céu de Salvador. O movimento das ondas do mar está representado através de parábolas, que se abraçam, trazendo a sensação do afeto que é tão importante para o projeto. Os “dedos” também fazem alusão à representação do gráfico de barras, representando a ciência de dados e a estatística. A interface da página inicial do site (re)Conhecendo Salvador aprovada pela equipe está apresentada nas figuras 4.4, 4.5, 4.6 e 4.7 (ilustração, sobre o projeto, equipe e contato respectivamente).

Apresentação e ilustração/menu do site (re)Conhecendo Salvador

Figura 4.4: Apresentação e ilustração/menu do site (re)Conhecendo Salvador

Seção “Sobre o Projeto”.

Figura 4.5: Seção “Sobre o Projeto.”

Seção “Equipe”.

Figura 4.6: Seção “Equipe.”

Seção “Contato”.

Figura 4.7: Seção “Contato.”

Durante o período de licitação da empresa de desenvolvimento da homepage, a equipe dedicou-se ao desenvolvimento de uma versão beta do site que é detalhado nas seções a seguir.