7.2 Construção da disciplina Inteligência Artificial

Considerando a natureza eletiva de parte das disciplinas oferecidas no ensino médio, o Colégio Estadual Henriqueta Martins Catharino, na pessoa da professora Alzira Melo, propôs a oferta de uma disciplina na área de Ciência de Dados. De forma a atrair a atenção e interesse das/os estudantes, juntamente com a equipe do projeto foi proposta a disciplina de Inteligência Artificial. Além desse colégio, o Estadual Evaristo da Veiga, na pessoa da professora Érica Nascimento, propôs oferecer a mesma disciplina. Uma proposta de ementa foi elaborada no início de 2020. A aproximação dessas professoras ao tema de Inteligência Artificial foi iniciada através da produção de textos/resumos baseados em artigos científicos, vídeos, reportagens e cursos relacionados a esses temas. Tal atividade foi conduzida por um membro do projeto vinculado à equipe de protagonismo. No total, foram elaborados 02 resumos baseados em vídeo conferências, 02 resumos baseados em artigos científicos, 01 resumo baseado em vídeo reportagem e 10 resumos baseados em reportagens de revistas e jornais online. As referências utilizadas para a produção dos resumos são apresentadas na Seção Bibliográfica. A lista de resumos é apresentada na Tabela 7.1 e os resumos completos podem ser acessados no Drive.

Tabela 7.1: Lista de resumos produzidos no tema de Inteligência Artificial
Mês Material Título
Abril/2020 Vídeo conferência WRIGHT, Shelley. The power of student-driven learning. TEDx West Vancouver ED. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3fMC-z7K0r4. Acesso em: 07 abr.2020
Vídeo conferência ORESKES, Naomi. Why We Should Trust Scientists. TEDSalon. Disponível em: https://www.ted.com/talks/naomi_oreskes_why_we_should_believe_in_science/transcript#t-841831. Acesso em: 18 abr.2020
Maio/2020 Artigo científico COZMAN, Fábio G. O futuro da (pesquisa em) inteligência artificial: algumas direções. Revista USP. São Paulo: Universidade de São Paulo, n.124, p.11-20, jan/mar 2020. Dossiê Inteligência Artificial.
Artigo científico CÓBE, Raphael M. O; NONATO, Luiza G.; NOVAES, Sérgio F. e ZIEBARTH, José A. Rumo a uma política de Estado para Inteligência Artificial. Revista USP. São Paulo: Universidade de São Paulo, n.124, p.37-48, jan./mar. 2020 (Dossiê Inteligência Artificial).
Artigo em revista online DAVENPORT, Thomas H. e PATIL, D.J. Data Scientist: The Sexiest Job of the 21st Century. Harvard Business Review (revista online). Out.2012. Disponível em: https://hbr.org/2012/10/data-scientist-the-sexiest-job-of-the-21st-century. Acesso em: 01 maio 2020.
Junho/2020 Reportagem AGRELA, Lucas. 5 coisas surpreendentes feitas por inteligência artificial. De sonhos a comentários racistas, veja o que as redes neurais artificiais já conseguiram fazer. Super Interessante (revista online). Jul.2017. Disponível em: https://super.abril.com.br/tecnologia/5-coisas-surpreendentes-feitas-por-inteligencia-artificial/. Acesso em: 15 jun. 2020.
Reportagem (Autoria não é informada). Como a inteligência artificial pode melhorar a vida de pessoas com deficiência. Revista G1 [online]. Ciência e Saúde. Jan.2019. Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/01/20/como-a-inteligencia-artificial-pode-melhorar-a-vida-de-pessoas-com-deficiencia.ghtml.Acesso em: 18 jun. 2020
Reportagem AGRELA, Lucas. Máquinas não roubarão empregos, diz presidente da Microsoft. Revista Exame [online]. Tecnologia. Ago. 2017. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/maquinas-nao-roubarao-empregos-diz-presidente-da-microsoft/. Acesso em: 20 jun. 2020.
Julho/2020 Reportagem LOPES, André. Isso é um flerte? IA analisa conversas no WhatsApp para dar dicas amorosas. Veja (revista online). Set. 2019. Disponível em: https://veja.abril.com.br/tecnologia/isso-e-um-flerte-ia-analisa-conversas-no-whatsapp-para-dar-dicas-amorosas/ Acesso em: 07 jul. 2020.
Reportagem BATTAGLIA, Rafael. Aos 13 anos, cada criança terá 1300 fotos e vídeos postados na internet. Super Interessante [online]. 12 nov. 2018. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/aos-13-anos-cada-crianca-tera-1-300-fotos-e-videos-postados-na-internet/ Acesso em: 08 jul. 2020.
Vídeo- reportagem Hospitais de SP usam inteligência artificial para proteger funcionários contra corona vírus. Jornal da Globo [online]. 31 mar.2020 Mar. 2020. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/8447582/. Acesso em: 24 jun. 2020.
Reportagem SANTOS, Carolina Marins. Por que as mulheres “desapareceram” dos cursos de computação? Jornal da USP [online]. Universidade de São Paulo. 07 mar.2018. Disponível em: https://jornal.usp.br/universidade/por-que-as-mulheres-desapareceram-dos-cursos-de-computacao/. Acesso em: 20 jul. 2020
Reportagens compiladas em resumo único
  1. GERONASSO, Christian. Inteligência Artificial, o caminho para um novo Apartheid. VDI-Brasil. Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha. [online]. Disponível em: https://www.vdibrasil.com/inteligencia-artificial-o-caminho-para-um-novo-arpartheid/.Acesso em: 23 jun. 2020;
  1. VDI-Brasil. Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha. [online]. Tokenismo e Discriminação Algorítmica. Disponível em: https://www.vdibrasil.com/tokenismo-e-discriminacao-algoritmica/ . Acesso em: 25 jun. 2020.
Agosto/2020 Reportagem ZUIN, Lidia. Inteligência Artificial e gênero na ficção científica. Medium [online]. 08 jul.2019. Disponível em: https://medium.com/up-future-sight/intelig%C3%AAncia-artificial-e-g%C3%AAnero-na-fic%C3%A7%C3%A3o-cient%C3%ADfica-1fae72b612cb. Acesso em: 08 ago.2020.
Setembro/2020 Reportagem ZAPAROLLI, Domingos. Agricultura 4.0. Revista Pesquisa FAPESP [online]. 16 jan. 2020. Edição 287. jan.2020. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/agricultura-4-0/. Acesso em: 17 set. 2020.

Inicialmente, a equipe de Inteligência Artificial iria apenas apoiar as professoras e instituições na disciplina. No entanto, por ter que ser conduzida de modo virtual, foram percebidas as necessidades de adaptar a ementa inicialmente proposta para a quantidade de encontros previstos e para a dinâmica de um encontro virtual. Assim, ficou acordado que seriam realizados encontros semanais dentro do período de 18 de agosto a 24 de novembro de 2020. Aliado ao discurso das professoras que se mostraram inseguras em alguns pontos da liderança do encontro, também ficou definida a alternância quinzenal da liderança desses encontros com a equipe do projeto. Nos encontros liderados pelas professoras, passaram a ser abordadas as aplicações e implicações da inteligência artificial enquanto a equipe do projeto passou a se dedicar aos tópicos mais teóricos e conceituais. Nos encontros das professoras, elas utilizaram a experiência adquirida com a produção dos resumos para propor os temas e discussões dos seus encontros. Para a discussão dos tópicos e de eventuais dúvidas das professoras, também ficaram combinadas reuniões semanais ou quinzenais com as professoras e uso do grupo do WhatsApp para diálogos e compartilhamentos. A ementa da disciplina é apresentada no Apêndice 12.3. As inscrições para a disciplina foram feitas através de um formulário do Google compartilhado com um card para divulgação da iniciativa. O link foi divulgado pelas professoras e coordenadoras entre os estudantes e foi divulgado pela equipe do projeto entre os estudantes bolsistas. Ao todo, foram feitas 43 inscrições. Contudo, 20 estudantes nunca compareceram. Essas faltas foram averiguadas e, geralmente, apresentaram justificativas relacionadas à pandemia. Foi observada uma frequência máxima de 23 estudantes no encontro do dia 01/09/2020, e mínima de 11 estudantes no encontro do dia 13/10/2020, variando entre esses valores e entre os mesmos estudantes. Vale ressaltar que temos estudantes sem faltas. Na Figura 7.2 é apresentada uma representação das discussões de Inteligência Artificial e a formação de futuros protagonistas de transformação da sociedade.

Discussão dos vários aspectos da IA e os resultados na formação de protagonistas de transformação da sociedade. Textos no extremo esquerdo: “obg pela oportunidade de adquirir (sic) mais conhecimento!!!”; “por isso daqui pra frente nós vamos mudar o mundo do jeito da gente”; “o último encontro foi sensacional, e muito bom conversar com alguém que trabalha na área de IA”.

Figura 7.2: Discussão dos vários aspectos da IA e os resultados na formação de protagonistas de transformação da sociedade. Textos no extremo esquerdo: “obg pela oportunidade de adquirir (sic) mais conhecimento!!!”; “por isso daqui pra frente nós vamos mudar o mundo do jeito da gente”; “o último encontro foi sensacional, e muito bom conversar com alguém que trabalha na área de IA.”