Capítulo 6 Coletando Dados para Pesquisas

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) concedeu a Salvador, capital da Bahia, o título de “Cidade da Música”. A medida faz parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, que tem como objetivo promover a cooperação internacional entre cidades para desenvolvimento urbano sustentável, inclusão social e aumento da influencia da cultura no mundo.

Vídeo: Candidatura Salvador Cidade da Música


Dentre as mais diversas expressões artísticas e culturais, a musicalidade se destaca como umas das principais características da capital baiana. Do arrocha ao pagode, do rock ao samba-reggae, a pluralidade de estilos musicais faz de Salvador a terra de todos os ritmos, “encantos e axé”

O Olodum balançando o Pelô

Figura 6.1: O Olodum balançando o Pelô

Mas entre tantos estilos musicais, é bem verdade que há aqueles que embalam mais frequentemente a trilha sonora dos soteropolitanos e se destacam no gosto popular. Para responder questões do tipo “Quais são os estilos musicais favoritos dos moradores de Salvador?” é que são realizadas pesquisas, em especial as pesquisas de opinião.

6.1 Como é realizado a coleta de dados

6.2 Amostragem

6.3 Viés Amostral

6.4 Ética na Construção de Bancos de Dados

6.5 Você Sabia? Pesquisa Eleitoral

6.6 Referências